Resumo da Semana 3

Segundo o Dr. Arne Astrup, “os carboidratos armazenados retem água, quando o seu corpo utiliza os carboidratos armazenados, os fluidos são liberados e precisam ser eliminadas, portanto, a natureza diurético da dieta. No entanto, mesmo que você venha a perder peso de água em uma dieta low-carb, você também perde gordura.”

Mais uma vez o texto acima “ditou” os resultados, a balança de biopedância não é a maneira mais adequada para medirmos a perda de gordura nessa etapa, mas assim que introduzirmos os carboidratos e os músculos começarem a ficarem repletos de água, teremos o resultado na balança também. As medidas estão sendo mantidas o que é o mais importante nessa etapa, enquanto estamos perdendo gordura abdominal.

No entanto as medidas e peso não foram os pontos mais importantes da semana: senti muita indisposição para treinar, mas não falta de força (os gráficos de força até mostram uma pequena queda, mas acredito que vem de encontro com a falta de disposição. Alguns dias da semana não pude dormir o suficiente (em torno de 4 h) e nestes dias o treino foi prejudicado, quando pude descansar a disposição voltou parcialmente. Todo esse quadro aponta para todo balanço hormonal que foi alterado pela restrição de carboidratos: temos uma queda na insulina, um possível aumento nos hormônios de GH e uma queda na testosterona livre, além de um provável aumento do cortisol devido a própria dieta, estresse diário relacionado ao trabalho e dependendo do treino esse pode ser um outro fator para aumento do cortisol. Dessa forma, toda essa alteração hormonal pode levar á um quadro de indisposição muito mais significativo do que a perda de força.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s